Póvoa de Varzim integra rede para apoio de imigrantes

0
439
Foto: CMPV

Desde segunda-feira, a Póvoa de Varzim é oficialmente um dos 15 municípios do Norte de Portugal que integram o projeto ‘Integrar Valoriza’. Este projeto do Alto Comissariado para as Migrações visa reforça as políticas de integração das pessoas imigrantes.

Na assinatura formal do protocolo, que se realizou online, esteve presente a vereadora da Coesão Social do município poveiro, Andrea Silva, bem como a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.

Segundo a vereadora, o protocolo vai permitir, com mais facilidade, “trabalhar em rede com as entidades públicas e privadas com responsabilidades na área do acolhimento e da integração de pessoas imigrantes em diferentes áreas, como habitação, emprego e educação”.

Outra das vantagens, diz Andrea Silva, passa pela ajuda no combate à “exploração laboral, contribuindo para a dignidade de todos aqueles que chegam ao nosso concelho”.

‘Integrar Valoriza’ é um projeto-piloto nacional instituído através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/2021, de 9 de julho. Na Póvoa de Varzim, o Gabinete de Apoio ao IEmigrante, localizado no Centro de Atendimento Municipal, está disponível para prestar apoio e informação à comunidade migrante residente no concelho.