Póvoa Inova Academy premia alunas da ESMAD e lança novo desafio a jovens do Secundário (fotos)

0
2043

Cláudia Mendonça é a vencedora da primeira edição do Prémio Póvoa Inova Academy, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em parceria com a empresa Ecosteel. A cerimónia de entrega de prémios do concurso realizou-se na tarde de terça-feira (21), no Centro Póvoa Empresas.

Com uma pontuação final de 28,5 pontos, Cláudia apresentou o projeto de puxador de janelas mais apreciado pelo júri, que avaliou a proposta segundo parâmetros como design, funcionalidade, qualidade técnica, qualidade estética, originalidade, sustentabilidade e economia circular. No pódio, estão ainda os projetos de Marta Monteiro (28 pontos) e Joana Pereira (27,5 pontos).

As três alunas da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto receberam, cada uma, um cheque de mil euros, sendo que a Cláudia Mendonça foi ainda atribuído um estágio remunerado na Ecosteel.

Olívia Silva, presidente da ESMAD, considera que iniciativas como esta “têm um grande impacto no desenvolvimento do potencial do estudante enquanto futuro profissional”. O mesmo defendeu Helena Campos, da Ecosteel: “não há dúvida dos frutos e do proveito que tiramos destas sinergias”, disse, acrescentando que a empresa está “de portas abertas para a comunidade, especialmente para as academias, as escolas, as universidades, os politécnicos”.

Também o presidente da autarquia poveira, Aires Pereira, destacou a “iniciativa muito simples, mas inédita” que junta “a necessidade à vontade: a necessidade dos empresários em terem sangue novo e ideias diferentes, e a vontade dos jovens que, saídos da faculdade, querem tentar ingressar no mercado de trabalho”.

Lançado novo concurso para jovens saídos do Ensino Secundário

Na mesma cerimónia de entrega de prémios, o autarca adiantou que “este ano iremos lançar a segunda edição deste Prémio Póvoa Inova Academy, ao qual se associará uma outra empresa da Póvoa de Varzim, com um desafio criativo, completamente diferente”, mas também um outro projeto.

Ainda este ano, será lançado o Prémio Póvoa Inova Summer Academy, “dirigido fundamentalmente aos alunos do secundário”. O objetivo é “criar aqui mais entrosamento e dar oportunidade aos alunos do Secundário, num período em que há alguma disponibilidade, para também eles participarem e poderem apresentar as suas ideias”.

A empresa parceira nesta primeira edição do prémio será a RCM Etiquetas, fábrica poveira de etiquetas e rótulos. “Não tenho dúvida que terá um impacto grande e criará uma nova oportunidade para muitos jovens que possam estar interessados a concorrer a este novo prémio”, afirmou Aires Pereira.