Póvoa, Vila do Conde e Matosinhos vão receber 20,3 milhões para comunidades piscatórias

0
1506

A Área Metropolitana do Porto vai distribuir 120 milhões de euros para ajuda às comunidades desfavorecidas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Para o lote Litoral Norte, que engloba a Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos, está prevista a atribuição de 20,3 milhões de euros para responder a problemáticas associadas às comunidades piscatórias.

O Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas será distribuído por seis territórios, tendo em conta três eixos de intervenção, explica a AMP em comunicado. Os apoios passam pelas áreas da habitação, exclusão social, emprego, pesca e ensino.

Segundo a AMP, os apoios visam promover o desenvolvimento social e económico, com foco na inovação, capacitação, participação e envolvimento das comunidades.

Até ao final de 2025, o Plano será implementado nos 17 municípios da AMP. Metade do montante é destinado a intervenções de natureza imaterial, como a cultura, educação, cidadania, empoderamento das comunidades, emprego, economia, saúde e dinamização social. A outra metade destina-se a intervenções materiais e infraestruturais, como a regeneração do espaço público.