Prevenção de Resíduos em destaque na Póvoa de Varzim e Vila do Conde

0
401

A economia circular e a gestão de resíduos vão ser abordados na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2021 (EWWR). Entre os dias 20 e 28 de novembro, a iniciativa pretende consciencializar e mobilizar a comunidade para a prevenção, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, e vai ser celebrada também na região da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Com o tema ‘Comunidades Circulares’, a semana desafia as organizações europeias a um trabalho conjunto para a construção de um futuro sustentável. Neste processo, destaca-se o “importante papel que as pequenas comunidades podem desempenhar na transição para padrões de produção e de consumo mais circulares e ecológicos”.

Em Vila do Conde, serão divulgadas “informações alusivas à iniciativa” e, na Biblioteca Municipal José Régio, será montada uma “exposição sobre gestão de resíduos”, adianta a Câmara Municipal.

No site da EWWR, são avançadas outras atividades no município vilacondense, como uma sessão de ‘upcycling’ de mantas e cobertores na Escola Básica D. Pedro IV, e uma ação formativa com o tema ‘Plástico – Como sair desta corrente’, na Escola Básica Frei João.

Já na Póvoa de Varzim, o site enumera várias sessões relativas à EWWE, como atividades de sensibilização na Escola Básica de Cadilhe, na Escola Básica de Paçô e na Escola Básica de Beiriz, iniciativas sobre a reciclagem e sustentabilidade na Escola Básica de Aver-o-Mar, na Associação de Pais e Amigos das Escolas e Jardins de Infância de Laúndos e na EB 2,3 Cego do Maio.

Serão também divulgadas informações à população através de cartazes e, para além isso, promovidos workshops, uma exposição, e apresentado o livro ‘Vida Lixo Zero’, de Ana Milhazes.