Procissão da Senhora das Candeias volta a Terroso na quarta-feira

0
2915
Foto Arquivo

A festa em honra de Nossa Senhora das Candeias regressa a Terroso neste ano, depois de um interregno em 2021 devido à pandemia. Segundo João Silva, presidente da Confraria organizadora, o aumento dos casos provoca alguma preocupação, mas o regresso é antecipado e conta com o contributo de todos os participantes.

“Paramos o ano passado porque teve de ser”, disse. Este ano, foi preciso realizar a festa “dentro dos limites”, porque não poderia ficar mais um ano parada. “É uma tradição antiga, que não podemos esquecer”, afirmou João Silva.

Entre os dias 22 e 30 de janeiro, rezou-se a novena pelas 18h da tarde, uma hora mais cedo que o costume, “para ir menos gente”.

Já a 2 de fevereiro, quarta-feira, a procissão da Luz e da Paz sai à rua pelas 6h15, com a bênção das velas às 6h30. Pelas 7h, celebra-se a eucaristia, seguida pela entrada da Banda Musical da Póvoa de Varzim e pela eucaristia solene, pelas 10h.

A procissão em Honra de Nossa Senhora das Candeias realiza-se já de tarde, pelas 15h.

A Festa em honra de Nossa Senhora das Candeias, padroeira de Terroso, tem origem no século XVII, de acordo com os documentos que consagram os estatutos da Confraria de Nossa Senhora das Candeias.