Programa ‘Jovens pelo Clima’ quer “empoderar jovens poveiros na ação climática”

0
2176

Termina nesta sexta-feira (5) mais uma edição do programa ‘Jovens pelo Clima’, dinamizado pelo Centro do Clima da Póvoa de Varzim. O programa, destinado a jovens entre os 11 e os 16 anos, tem como objetivo “empoderar os jovens poveiros no contexto da ação climática”, explica Pedro Macedo, coordenador da estrutura.

Desde terça-feira (2), 12 jovens de todo o concelho participaram em limpezas de praia, atividades artísticas de reutilização de materiais, caminhadas na natureza, visionamento de filmes, visitas a quintas e preparação de refeições saudáveis, entre outras atividades.

Foram acompanhados por Filipa Figueiredo, técnica do Centro do Clima com formação na Forest School e experiência em trabalho com jovens. Nas atividades, participaram outros monitores, como Ana Milhazes, Bruno Costa, Marta Vinhas e Silvana Pontes.

O programa ‘Jovens pelo Clima’ é organizado pelo Centro do Clima em parceria com o Município da Póvoa de Varzim, a União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e a Junta de Freguesia de Rates. Segundo Pedro Macedo, este programa foi selecionado como estudo de caso na área da democracia local no âmbito do projeto ‘Local4Action Hub Valongo – Participation4All’.