Queres ser ‘Astronauta por um Dia’? As inscrições estão quase a fechar

0
1042
Foto: Agência Espacial Portuguesa

O período de submissão de candidaturas à primeira fase da terceira edição da competição nacional ‘Astronauta por um Dia’ foi alargado até dia 28 de fevereiro. Da primeira fase, serão selecionados 250 candidatos para seguir para a próxima fase.

Podem candidatar-se ao ‘Astronauta por um Dia’ todos os alunos do ensino básico ou secundário do sistema de ensino português, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos à data do voo, e que frequentem, no máximo, o 11º ano de escolaridade no corrente ano letivo.

A iniciativa da Agência Espacial Portuguesa segue um sistema de avaliação que replica os verdadeiros processos de seleção de astronautas. Nesta primeira fase, os candidatos terão de submeter um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos, para além do preenchimento de um formulário com informações gerais.

Depois, na segunda fase, os 250 selecionados farão uma prova de ‘Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial’. À terceira fase passam 100 candidatos, que realizarão uma prova de Aptidão Física. Finalmente, 50 serão convocados para uma Entrevista, a partir da qual serão selecionados os 30 finalistas.

“Contudo, a participação no voo parabólico só é garantida se, após a realização de um exame médico, o candidato for considerado apto para voar”, indica a Agência.

Os 30 finalistas selecionados realizarão um voo de gravidade zero, que simula o ambiente de microgravidade vivido no Espaço pelos astronautas. O voo está marcado para o dia 29 de setembro, partindo da Base Aérea nº 11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja.