Repensar do funcionamento das urgências é “muito preocupante”, diz Aires Pereira

0
1475

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira classificou como “muito preocupante” as declarações dadas pelo diretor-executivo do SNS, Fernando Araújo, em entrevista ao jornal Público, relativamente a um repensar do funcionamento das urgências.

“Se isso vier a acontecer, digamos que é perpetuar a situação da greve em que nos encontramos para sempre”, disse, acrescentando que “não me parece que o Governo possa resolver estas situações encerrando aquilo que são os serviços que presta à população, nem creio sequer que os médicos que estão nesta luta seja esse o objetivo que pretendem”.

Segundo o presidente da Câmara da Póvoa, “a ser assim, esta luta que os médicos estão a travar por melhores condições de vida para si próprios, se calhar, vai-se traduzir em piores condições de atendimento aos utentes de todos os serviços. E isso é que acho que é uma grande preocupação”.

Lembre-se que Fernando Araújo afirmou que, em breve, só os utentes referenciados pela Linha SNS24 ou por um médico poderão ir às urgências, no seguimento do projeto piloto que foi implementado no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde. “Em 44 anos do SNS isso nunca foi feito. A própria mudança da rede de urgências, que vamos ter que fazer, também vai ter impacto local e autárquico”, disse ao jornal Público o diretor-executivo do SNS.