Resgatado homem em dificuldades na água na Prainha em Vila do Conde

0
2586

Um homem com 62 anos foi resgatado na Prainha, em Vila do Conde, depois de entrar em dificuldades na água. O banhista, de nacionalidade belga, foi assistido em terra pelos nadadores-salvadores e não necessitou de apoio hospitalar.

De acordo com informações recolhidas pelo MAIS/Semanário junto de fonte da associação de nadadores-salvadores Os Golfinhos, o alerta chegou pelas 15h30, quando foram acionados os meios do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB) pelo concessionário da Prainha.

À chegada, depararam-se com um náufrago consciente, mas “aflito e exausto”. Estava a cerca de 50 metros da costa.

A operação de resgate demorou mais de 20 minutos e envolveu, além dos operacionais do SAAB, os militares do projeto SeaWatch, a mota de salvamento marítimo da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim, e o piquete da Polícia Marítima da Autoridade Marítima Nacional.

O SAAB é um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Vila do Conde que entrou em serviço na semana passada e que disponibiliza assistência balnear durante todo o período fora da época balnear. É assegurado por nadadores-salvadores, apoiados por duas viaturas – uma no centro urbano e uma na praia de Azurara. O serviço visa prestar socorro a qualquer incidente que ocorra nas praias ou na costeira e ribeirinha durante todo o ano. No inverno, estes profissionais darão também formação nas escolas do concelho.

Além de todo o equipamento de salvamento estão também equipados com desfibrilhador automático externo e todo o material necessário à prestação de socorro pré-hospitalar.

“As praias estão não vigiadas e apesar da presença desta equipa no concelho apela-se à consciência de todos os que frequentam as praias neste período não balnear para não irem a banhos”, lembra. “Esta situação foi grave e de outra forma o senhor nunca regressaria a terra”.