‘Sardinha’: livro sobre a pesca e vida no mar lançado no Diana Bar no sábado

0
2769

Durante quatro anos, o fotógrafo Helder Luís percorreu o mar português, a bordo de embarcações sediadas no norte do país. Acompanhou a vida no mar de muitas tripulações, passou por portos, lotas, armazéns, linhas de costa. Agora, lança o livro ‘Sardinha, o sem fim da pesca do cerco’, um projeto de fotografia documental.

O lançamento está marcado para as 21h de amanhã, sábado (25), no Diana Bar.

A obra surge enquadrada na residência artística MAR|PVZ|19/20, realizada com o apoio do município da Póvoa de Varzim. Procura “documentar aquela que é a arte de pesca mais importante em Portugal”, lê-se numa nota de imprensa acerca do livro, mas também ser “um contributo para o reconhecimento dos homens que passam as noites no mar atrás de um peixe que teima em escapar e que, tantas vezes, regressam sem sustento para os dias seguintes”.

“Este é, aliás, um registo no limite do tempo. Num tempo em que a literacia dos oceanos se mostra mais indispensável do que nunca para travar os impactos sobre o planeta, é urgente pensar um futuro baseado numa nova economia do mar”, acrescenta.

Da autoria do fotógrafo, designer e artista multimédia poveiro Helder Luís, o livro conta com contributos científicos de Álvaro Garrido, professor catedrático e diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e de Diana Feijó, técnica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a par das ilustrações científicas de Pedro Salgado, biólogo.