Seis alunos da Eça de Queirós participaram em sessão do Parlamento Europeu dos Jovens

0
1952

A sessão regional do Parlamento Europeu dos Jovens, realizada em Guimarães, contou com a presença de seis alunos da Escola Secundária Eça de Queirós. Para os estudantes, membros do Clube Europeu da escola, foram três dias que serviram para os “consciencializar do seu papel na construção de uma Europa mais democrática, pluralista e solidária”, diz o estabelecimento.

“O debruçar sobre temas contemporâneos como o uso indevido de antibióticos, a proteção da saúde reprodutiva da mulher, a reabilitação e reintegração dos presos numa sociedade ativa, entre outros, permitiu reforçar a capacidade de argumentação, aprofundar o modus operandi da realização de tarefas em grupo e consolidar competências sociais”, acrescenta.

Sempre a comunicar em inglês, os jovens participaram em atividades de debate, que os tornaram “mais empoderados e sobretudo mais conhecedores dos seus deveres cívicos, culturais e políticos”. Nos intervalos e momentos de convívio, puderam também degustar “iguarias regionais alusivas à quadra natalícia”.

“Os comentários que se seguiram ao regresso, em jeito de balanço e de partilha com outros alunos, emanavam uma grande satisfação pela experiência vivida”.

De acordo com a Eça de Queirós, a satisfação aumentou com o apuramento de três alunos da escola para a sessão nacional do Parlamento Europeu dos Jovens, que se vai realizar em Braga.