Senhora da Saúde já está na Igreja Matriz onde fica até 26 de maio (fotos)

0
1959

A Senhora da Saúde chegou na noite de 13 de maio à Igreja Matriz, na Póvoa de Varzim. Transportada pelos Bombeiros da Póvoa, a imagem fez o percurso desde Laúndos até à cidade onde centenas de fiéis acompanharam o andor até ao templo religioso. Foi o início da 76ª Peregrinação Arciprestal ao Santuário da Senhora da Saúde, em Laúndos, que terá lugar a 26 de maio.

Depois de recebido o andor no quartel dos Bombeiros da Póvoa, o cortejo dirigiu-se até à Praça da República – largo de S. Tiago, na Póvoa de Varzim – iniciando-se a procissão de velas e recitação do terço em direção à Igreja Matriz. A procissão terminou com uma alocução à Senhora da Saúde, oração pela paz no mundo e consagração da cidade. Já entre 17 e 25 de maio, de segunda a sexta-feira, vai decorrer às 18h15 e às 21h30 a novena de preparação na Igreja Matriz.

Depois, no último domingo de maio, ainda na Igreja Matriz, o programa da peregrinação começa às 7h30, com a eucaristia. Depois será a saída às 9 horas para a eucaristia campal no recinto do Santuário, marcada para as 11 horas. A missa será celebrada pelo padre Manuel Casado Neiva, arcipreste de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, com transmissão em direto no Facebook.

Mais tarde, às 16 horas, decorre a oração da tarde e recitação do terço pela Congregação Religiosa da Aliança de Santa Maria. Segue-se a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e, por fim, a cerimónia do adeus.