Sessenta obras de arte vão ser instaladas no Caminho do Porto até Santiago

0
1697

Os 261 quilómetros que ligam a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela vão ser adornados com sessenta obras de arte contemporânea, foi anunciado na segunda-feira. Trinta das obras, da autoria de artistas nacionais e internacionais, serão instaladas no troço português do Caminho da Costa e as restantes 30 no troço galego.

O projeto ‘Caminho da Arte’, promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, vai “prolongar-se no tempo”, mas ainda este ano deve ser instalada uma obra de arte. Foi a garantia dada pela coordenadora do projeto, Paula Silva, na sede da Turismo do Porto e Norte de Portugal, onde foi assinado o protocolo que formalizou o projeto.

De acordo com a coordenadora, citada pela agência Lusa, “o objetivo é ir pontuando o território, do lado português e espanhol, com obras de arte, o mais rapidamente”.

O Caminho Português da Costa atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

O ‘Caminho da Arte’ tem o apoio dos municípios portugueses que os Caminhos de Santiago percorrem, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) e será financiado pelo mecenato e por fundos de programas comunitários transfronteiriços como o programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP), o Interreg e Portugal 2030, disse Paula Silva.

A primeira obra apresentada no âmbito deste projeto, intitulada ‘Templo’, é da autoria do arquiteto Siza Vieira e pretende mostrar a importância que o Mosteiro de Leça do Balio teve nos caminhos portugueses até Compostela.