Subida ao pau volta às festas da Imaculada Conceição na Fortaleza

0
364

Daqui a menos de duas semanas, no feriado de 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra a Imaculada Conceição.

Para assinalar a data, na Fortaleza da Póvoa de Varzim, a Comissão de Festas da Imaculada Conceição do Castelo e os Leões da Lapa Futebol Clube organizaram duas semanas dedicadas à solenidade, que têm início já na segunda-feira.

Entre o dia 29 de novembro e o dia 7 de dezembro, sempre pelas 15h, será rezada a novena na Capela Imaculada Conceição do Castelo.

Na véspera do feriado, terça-feira 7, pelas 21h30, sairá da Capela do Castelo a Procissão de Velas, acompanhada a cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa.

A procissão vai passar pela rua Tenente Veiga Leal, rua Dr. António da Silveira, rua 31 de Janeiro, rua Coronel Oudinott, rua dos Ferreiros, rua Costa Novo, rua Tenente Valadim e termina ao Larga do Castelo. À chegada, há a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Já no dia 8, há Missa Solene na Fortaleza, às 10h da manhã. Caso as condições meteorológicas não permitam, a missa será na Igreja da Lapa.

Na parte da tarde, há atuação de Francisco Nova, do Rancho Tricanas da Lapa e a subida ao pau e fogo preso, tradição que foi cancelada no ano passado devido à pandemia.

Para encerrar as solenidades, no dia 12 de dezembro, domingo, entre as 10h e as 15h, há o beija-mão.

As festas da Imaculada Conceição na Fortaleza têm o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.