Troço da marginal de Aguçadoura cortado ao trânsito por prevenção (fotos)

0
3574
Foto: José Alberto Nogueira

Um troço com cerca de 200 metros da marginal de Aguçadoura foi cortado ao trânsito na terça-feira, devido ao risco de derrocada. “O mar avançou muito naquela zona e estava a escavar no local onde há uns anos tinha caído”, explicou ao MAIS/Semanário o presidente da Junta, Fernando Rosa.

“Tivemos de agir rapidamente, porque foi de uma forma muito rápida que o mar escavou”, adiantou o autarca, pelo que o trânsito foi cortado. A zona vedada vai desde o centro de saúde até próximo da Escola de Fieiro.

Os peões poderão ainda caminhar pelo troço da marginal, mas com “muito cuidado” e “não se podem aproximar do muro”.

Segundo o autarca, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já foi acionada e, ainda nesta quarta-feira, participou numa reunião com a Junta de Freguesia, para além da Câmara Municipal, Polícia Marítima e Proteção Civil.

Questionado sobre quanto tempo o troço estará cortado, Fernando Rosa afirma que “estamos a arranjar forma de reforçar aquilo o mais rapidamente possível, mas demora sempre algum tempo. Não consigo dizer um dia”. No entanto, espera que ainda neste mês de março a zona possa ser reforçada, desde que “as marés vivas não façam mais estragos”.

A referida zona da marginal de Aguçadoura, que conta com uma escada suspensa, já caiu há cerca de 5 anos, tendo sido posteriormente reforçada com estacas. O presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais alerta que a obra é “suportada e feita” pela APA.