Turma da Afonso Sanches vence Olimpíadas de Educação Financeira a nível municipal

0
668

A turma 10º INF/RE da Escola Secundária D. Afonso Sanches venceu a nível municipal as Olimpíadas de Educação Financeira do projeto ‘Por Tua Conta’, tendo alcançado o melhor resultado do concelho de Vila do Conde.

Centenas de alunos do Ensino Profissional participaram na competição, que consistia em responder a um questionário digital com 60 perguntas sobre educação financeira. O desafio foi lançado aos alunos do Ensino Profissional que integram o ‘Por Tua Conta’, um projeto de capacitação financeira que prepara os estudantes, através da educação financeira, para a transição para o mercado de trabalho.

Em nota de imprensa, a Fundação António Cupertino de Miranda explica que “os alunos provaram os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, crédito e endividamento, seguros). A estas temáticas juntaram-se outras como os direitos e deveres do consumidor e a prevenção da fraude financeira. A poupança foi também um assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico nacional”.

A promotora do projeto indica ainda que todos estes temas são abordados, ao longo do ano letivo, no decorrer do ‘Por Tua Conta’, que é implementado em escolas de Vila do Conde através de uma parceria com a Câmara Municipal.