Um milhar de jovens na Póvoa e Vila para Encontro Arquidiocesano da Catequese (fotos)

0
3249

‘Com Cristo na onda, faz-te ao mar’ foi o tema que lançou o IV Encontro Arquidiocesano da Catequese com Adolescentes, que decorreu no sábado, 13 de abril, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O Encontro visou recuperar “os termos e o imaginário marítimo tão próprio do cristianismo inicial”, num arciprestado também ele marcado pela forte influência do mar e das atividades piscatórias. Ao EDUCRIS, Elmira Silva do departamento Arquidiocesano da Catequese explicou que o tema do Encontro permite “a metáfora de que fazer-se ao mar é fazer-se à vida, sempre com Jesus”.

Os mais de mil participantes foram acolhidos junto ao Forte de São João em Vila do Conde e junto às piscinas municipais na Póvoa de Varzim, seguindo-se um dia de reflexões e dinâmicas, que passaram pelos momentos ‘Acolher’, ‘Reconciliar’, ‘Escutar’, ‘Oferecer’ e ‘Partilhar’. O Encontro terminou com uma eucaristia na Igreja do Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas.

“A adolescência é uma fase de descoberta e amadurecimento. É um período em que construímos a nossa identidade, procurando compreender o mundo à nossa volta e, também, fortalecendo a nossa relação com Deus”, diz a organização.

O IV Encontro Arquidiocesano da Catequese do Adolescentes serviu também para “fazer chegar aos mais novos” o 5º Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza em Braga entre 31 de maio e 2 de junho.