Universidades Seniores celebradas com conferência internacional

0
227

O Dia Nacional das Universidades Seniores celebra-se nesta segunda-feira, 29 de novembro. A data vai ser assinalada com a conferência internacional ‘Emoções e a educação ao longo da vida’. A sessão é totalmente online e gratuita, e prolonga-se até às 16h de hoje – o programa pode ser consultado em baixo.

Atualmente, segundo a RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), existem 275 universidades seniores em Portugal, com 62 mil alunos e 7500 professores seniores. Uma delas localiza-se na Póvoa de Varzim, sendo gerida pelo Rotary Club do concelho.

Ainda nos últimos meses de setembro e outubro, e apesar dos constrangimentos provados pela covid-19, abriram seis novas universidades seniores – quatro na zona Norte e duas nas ilhas. De momento, a maioria das universidades seniores estão a funcionar em modelo híbrido, juntando o online e o presencial.

Num estudo recente, citado pela RUTIS e datado a novembro de 2021, que inquiriu 321 alunos de universidades seniores, foi possível concluir que a taxa de depressão entre eles passou de 7,6% em 2019 para 17,7% em 2021, com os confinamentos associados à pandemia. Isto porque, segundo o estudo, 88% dos inquiridos sentiram bastante ou muito a falta das universidades seniores, e a ausência lhes diminuiu a qualidade de vida.

Os resultados finais do estudo serão apresentados em janeiro.