Terça-feira, Abril 16, 2024

Mesas de votos nas autárquicas vão estar abertas até às 20h no próximo domingo

Os resultados provisórios, sondagens e inquéritos das eleições autárquicas de domingo só podem ser publicados às 21 horas de dia 26, depois do fecho das urnas dos Açores.

É o que adiantou na semana passada uma nota da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Isto acontece visto que houve “uma alteração pontual à lei que vigora apenas este ano e que alargou o período de votação até às 20h00”.

Dado que no arquipélago açoriano o relógio está atrasado uma hora, comparado com o de Portugal continental e Madeira, a divulgação dos resultados só pode ser feita uma hora depois, pelas 21 horas.

“No dia da eleição, apenas a partir da hora do fecho das urnas na RA [Região Autónoma] dos Açores – 21h00 GMT – podem ser divulgados os resultados do escrutínio provisório, bem como os resultados de sondagens ou inquéritos de opinião ou de projeções”, diz a CNE.

As assembleias de voto abrem às 08h00 de domingo, para os portugueses elegerem o executivo para as câmaras municipais, assembleias municipais e assembleia de freguesia. As secções de voto da Póvoa de Varzim foram publicadas no portal online da Câmara Municipal. Também o Município de Vila do Conde disponibilizou as secções de voto dos residentes.

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário