Vacinação é “decisiva” para reduzir propagação dos vírus da gripe e Covid-19

0
453

A vacinação contra a gripe e a Covid-19 é decisiva para minimizar o risco de propagação de vírus e para diminuir a ocorrência de doença grave. É o que diz a Direção-Geral da Saúde, num comunicado em que apela à vacinação contra as duas doenças.

“É expectável, nos meses mais frios, a co circulação de vários vírus respiratórios”, alerta a DGS, “e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população”.

Por essa razão, os utentes estão a ser convocados, por mensagem para o telemóvel, para a toma em simultâneo das duas vacinas. Se não forem elegíveis para a da Covid-19, são convocados apenas para a da gripe.

Os maiores de 80 anos que ainda não foram vacinados contra a gripe e contra a Covid-19 podem, eles próprios, pedir o agendamento, num processo semelhante ao auto agendamento da vacina contra a Covid-19. Para tal, basta aceder ao portal https://covid19.min-saude.pt/pedido-deagendamento/ .

“No Portal COVID-19 será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no Centro de Vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas”, esclarece a DGS.

Até agora, já foram administradas em Portugal 385 mil vacinas contra a gripe. A dose adicional da vacina contra a Covid-19 já foi administrada a 200 mil pessoas.