Vai nascer polo de formação para magistrados em antigo convento de Vila do Conde

0
2656

O antigo Convento de Nossa Senhora do Carmo, de Vila do Conde, vai acolher o novo Centro de Estudos Judiciários (CEJ), anunciou a ministra da Justiça nesta terça-feira. No polo, será possível fazer a formação que permite aceder à profissão de juiz ou procurador.

De acordo com Catarina Sarmento e Castro, que falava na sessão de abertura do ano judicial, “dos dados já recolhidos pelo Centro de Estudos Judiciários, resulta que a maioria dos candidatos são do Norte do país, elegemos o Norte, mais concretamente Vila do Conde, para instalar o novo polo do Centro de Estudos Judiciários – o que faremos, em parceria a concretizar com o município”.

“Este será mais um dos exemplos de coesão territorial da Justiça”, disse também.

A agência Lusa, citando o gabinete da ministra, avança que o edifício, que acolhe serviços camarários, vai ser disponibilizado ainda este ano. “A par de Lisboa, este novo polo, a ser instalado no ex-Convento do Carmo, vai dedicar-se à formação inicial de magistrados”, afirmou o gabinete.

Em novembro passado, durante a audição de apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, a ministra já tinha considerado “absolutamente indispensável a criação de um polo do CEJ a norte”.