Vila do Conde é finalista a Capital Europeia da Juventude 2026

0
1870
SONY DSC

A cidade de Vila do Conde está entre as cinco finalistas à corrida ao título de Capital Europeia da Juventude 2026, anunciou nesta quarta-feira o Fórum Europeu da Juventude. O feito não era alcançado por uma cidade portuguesa desde 2015, quando Cascais foi finalista ao título.

A cerimónia de anúncio da cidade vencedor está marcada para novembro, em Lublin, na Polónia. O júri terá de decidir entre Vila do Conde, Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

A Câmara Municipal de Vila do Conde afirma que “o júri europeu reconheceu a qualidade da candidatura submetida por Vila do Conde, construída desde o primeiro momento com os jovens vilacondenses e promovendo a ambição e ousadia que caracterizam a nossa juventude”, escreve num comunicado nas redes sociais.

“É com enorme orgulho que Vila do Conde representa Portugal na última etapa da candidatura a Capital Europeia da Juventude, mantendo os jovens no centro da discussão pública e cientes que o apelo que lhes fazemos se mantém: vamos fazer ondas”, conclui a publicação.

A candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026 foi anunciada oficialmente há quase um ano, a 26 de março de 2022, Dia de Vila do Conde. Sob o lema ‘Making Waves’, ou ‘Fazendo Ondas’, a candidatura assumia-se como um compromisso com o futuro: “Vila do Conde é também futuro e o futuro são os jovens, e é para eles e com eles que temos de construir um futuro mais participativo e mais participado”, disse na altura o presidente da autarquia, Vítor Costa.