Vila do Conde prepara iniciativas para comemorar Dia da Pessoa com Deficiência

0
1314

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se a 3 de dezembro. Em Vila do Conde, o dia vai ser celebrado com várias iniciativas, que se estendem de 5 de dezembro até 19 de maio.

O programa é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde, a Equipa DAP (Deficiência, Abordagem Plurinstitucional) e a Rede Social, e inclui “ações de sensibilização para a problemática da deficiência, concurso interescolas, exposição coletiva e itinerante, espetáculo ‘Um Outro Olhar’, entre outras atividades”.

As comemorações do Dia da Pessoa com Deficiencia arrancam no dia 5, com um convívio interescolas sob o mote ‘InclusivaMente: Navegar é preciso!’, no Cais da Alfândega. No mesmo local, e até 20 de dezembro, está exposta uma mostra com o mesmo tema.

Entre outras iniciativas, destaca-se um concurso interescolas e jardins de infância, a decorrer até 31 de março do próximo ano, de um trabalho coletivo de expressão plástica. Os trabalhos vencedores vão receber os respetivos prémios a 19 de maio, no Teatro Municipal.

Entretanto, entre 26 de abril e 30 de setembro de 2023, uma exposição itinerante dos trabalhos a concurso vai passar pelos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Piscinas Municipais, Agrupamentos de Escolas, Escola Profissional de Vila do Conde e Escola Secundária José Régio.

De acordo com a Câmara Municipal vilacondense, “a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como principal objetivo promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e também mobilizar a sociedade para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência”.