As barras e portos de Vila do Conde e Póvoa do Varzim vão receber no corrente ano de 2018 um investimento em dragagens no montante de 1,4 milhões de euros inscritos no plano de investimentos da área governativa do Mar, concretizando os compromissos assumidos pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
A obra de dragagem da Barra do Rio Ave a executar através da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) pelo valor de 460 mil euros foi agora consignada, devendo os trabalhos iniciar-se ainda no corrente mês de janeiro. E tem uma duração prevista de 80 dias, dependente das condições do mar.
A empreitada tem por objeto a dragagem de 75 000 m3 de sedimento, sendo 73 000 m3 na Barra, canal e zona de acesso ao estaleiro de Azurara e 2000 m3 no acesso ao salva-vidas repondo condições de navegabilidade e segurança na área portuária de Vila do Conde.
No porto da Póvoa do Varzim foi já efetuado no mês de dezembro o levantamento hidrográfico de toda a área interior do porto e zona de aproximação, estando agora a ser elaborado o projeto de intervenção.
A abertura do procedimento concursal a desencadear pela DGRM está previsto para o mês de fevereiro, com uma estimativa de custo total de 922 500 mil euros.
Prevê-se que na Póvoa do Varzim a intervenção da dragagem se inicie em meados do mês de abril deste ano.