‘100TIDOS’ da Varazim Teatro viajou pela poesia de autores centenários

0
1591
Foto: Varazim Teatro

‘100TIDOS’, a 14ª criação da Companhia Certa, da Associação Cultural Varazim Teatro, estreou no passado fim de semana, em celebração do Dia Mundial do Teatro (27 de março). Foi uma “viagem pelos sentidos múltiplos da obra poética de Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leira e Natália Correia”, que provocou “cada um dos 5 sentidos do público”.

O espetáculo serviu de homenagem a estes quatro autores que, para além da poesia, têm também em comum o facto de completarem 100 anos de nascimento em 2023.

Como conta a Varazim Teatro em nota de imprensa, “o público, é convidado a um mergulho imersivo na poesia, atravessando a arquitetura do próprio teatro, aventurando-se por lugares onde normalmente não tem acesso. Poesia para cheirar, para ver, para tocar e até para comer”.

Com interpretação dos atores Eduardo Faria, Joana Luna e Joana Soares, e ainda dos pianistas Mariana Marques Coelho e Diogo Bidarra, a viagem terminou com uma inversão dos papéis, na qual “o público sobe ao palco e os atores tomam os lugares da platéia. É com a Ode à Paz de Natália Correia que se termina o ciclo. Na palavra do público, pois afinal, público e atores são só dois lados de uma mesma viagem”.

O espetáculo, que subiu ao palco do Cine-Teatro Garrett nos dias 24, 25, 26 e 27 de março, tendo recebido neste último dia, o Dia Mundial do Teatro, sala cheia e lotação esgotada.

“Diríamos em jeito de conclusão que se trata de um espetáculo híbrido, participativo, inovador e surpreendente, que combina poesia, teatro, instalação e performance. Um evento culturalmente marcante e que provavelmente persistirá no tempo na memória do público”, descreve ainda a Varazim.