Armindo Ferreira tomou posse, na noite de segunda-feira, como novo presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, doze anos depois de ter deixado o cargo. Nas eleições de 12 de outubro o candidato pelo PSD, venceu com maioria absoluta, conquistando 1028 votos e seis mandatos, a lista ‘Rates em Primeiro’ obteve três mandatos, enquanto o CHEGA não conseguiu representação.
O regresso à presidência deveu-se ao apelo da comunidade: “inicialmente por muitos conterrâneos anónimos e só depois pela estrutura concelhia do PSD”, explicou. Segundo o novo presidente, o convite surgiu da perceção generalizada de que “estavam em perda os valores em que assentara o projeto de desenvolvimento que fizera de Rates uma referência a nível nacional”.
No seu discurso, Armindo Ferreira afirmou não mudar a sua atitude depois da vitória com maioria absoluta: “Apresento-me nesta cerimónia com a mesma vestimenta da campanha eleitoral, e quero, com isto, afirmar que sou exatamente a mesma pessoa, fiel aos mesmos compromissos”.
O novo presidente garante que vê a presidência como um “serviço”: “A política, para nós, não é outra coisa senão serviço. Serviço à terra e a cada um de vós.” O presidente reafirmou os pilares do seu projeto como sendo: memória, identidade e território, e prometeu um mandato centrado nas pessoas, com especial atenção às crianças e aos idosos.
Entre os projetos anunciados estão a criação de uma Quinta Pedagógica, a reabilitação do Parque Verde, a valorização do património histórico e cultural, e a aposta na mobilidade pedonal. Armindo Ferreira garantiu que “o grande objetivo da ação política é fazer felizes as pessoas da nossa comunidade”.






