Na campanha de recolha deste fim-de-semana, os Bancos Alimentares Contra a Fome angariam mais de 1.680 toneladas de alimentos, com a colaboração de 22 mil voluntários.
Esta campanha foi realizada em 1.300 superfícies comerciais de 18 regiões (Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo, Viseu e Terceira).
“(…) a adesão à Campanha do fim-de-semana foi muito positiva. Os voluntários dos Bancos Alimentares voltaram de forma presencial, com resiliência e na procura da retoma à normalidade, embora com todos os cuidados que a situação sanitária impõe, numa Campanha bem conhecida dos portugueses, uma festa da partilha e da solidariedade”, relembrou Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa do BA, agradecendo a todos o trabalho e colaboração prestados.
Até 5 de Dezembro, vão entrar em vigor duas novas campanhas: “Ajuda Vale” e a campanha online www.alimentestaideia.pt.
Para contribuir, basta pedir nas caixas das lojas aderentes um vale que possui um código de barras específico para o Banco Alimentar, sendo depois os produtos selecionados adicionados à conta no ato do pagamento e entregues ao banco alimentar da região onde foram doados.
Via online, encontra-se disponível a plataforma www.alimentestaideia.pt, para a doação de alimentos através da internet.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.700 Instituições de Solidariedade Social, que os distribuem por cerca de 450 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.