Doze entidades da Póvoa de Varzim e 13 de Vila do Conde estão entre as 4.741 entidades nacionais, que este ano integram a lista das Finanças. No ano passado os contribuintes consignaram cerca de 29,1 milhões de euros em IRS e cerca de 1,4 milhões de euros através do benefício fiscal em sede de IVA. O processo da entrega da declaração decorre até 30 de junho.
Entre todas as entidades da região da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, estão centros sociais, de dia, paroquiais, de solidariedade e misericórdias. Segundo os dados facultados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), em 2022 (relativamente aos rendimentos auferidos em 2021), os contribuintes consignaram cerca de 29,1 milhões de euros em IRS e cerca de 1,4 milhões de euros através do benefício fiscal em sede de IVA, que resultou da decisão de cerca de 860 mil agregados, e chegou a 4.566 entidades.
Em causa estão dois tipos de consignação: 0,5% do IRS liquidado ou a atribuição do benefício fiscal em sede de IVA obtida através das despesas em cabeleireiros e salões de beleza, reparações de carros e motas, restauração e hotelaria e veterinários. A entrega da declaração arrancou no dia 01 de abril e termina em 30 de junho.
As entidades que se propõem à consignação são, na Póvoa de Varzim: A Beneficente; A Filantrópica; Fundação Centro Social de S. Pedro de Rates; Centro Social Bonitos de Amorim; Centro Social da Paróquia de Beiriz; Centro Social Monsenhor Pires Quesado; Instituto Maria da Paz Varzim; Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim; Mapadi; Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura e Instituto Madre Matilde.
De Vila do Conde são: Associação Portuguesa de Paramiloidose; Associação de Proteção à Terceira Idade AF Vila Cova; Associação de Solidariedade Social de Mosteiró; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde; Centro de Estudos Regianos; Centro Social da Paróquia de Touguinha; Centro Social e Paroquial de Mindelo; Centro Social Paroquial de Caxinas; Centro Social Paroquial de Junqueira; Infantário D. Victória Graça Andrade Ferreira – Associação de solidariedade Social; Madi de Vila do Conde; Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde.