60 pessoas unidas em vídeo de força a Portugal

0
1059

Ana Ferreira é poveira e finalista da licenciatura de Gestão Turística e Hoteleira no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Todos os anos, no âmbito da unidade curricular de Gestão das Instituições Socais e Culturais, os alunos finalistas desenvolvem um projeto de turma. Devido às condições atualmente vividas, o projeto teve de ser adaptado.

Intitulado de “Nós ficamos em casa, separados, mas unidos. Faz o mesmo”, o projeto realizado em vídeo uniu 60 pessoas, entre os quais estudantes, professores e antigos estudantes da instituição, com o objetivo de “passar uma mensagem de força ao país e de agradecimento a todos os profissionais que se encontram na linha da frente”. O vídeo tem como fundo a música “Andrà Tutto Bene” de Cristóvam adaptada e reproduzida pela turma, e conta com vídeos dos estudantes com mensagens de esperança. No final, é realizada ainda uma homenagem aos profissionais de saúde.

Ana Ferreira foi uma das coordenadoras do projeto, que se iniciou no fim de março, e conta-nos sobre a sua realização: “Já estávamos em aulas online quando começamos a debater o que íamos fazer. Cada aluno teve de gravar a sua parte e enviar. O que atrasou um bocado foi a música, porque o instrumental foi feito do zero e só depois é que os colegas cantaram por cima. Depois de tudo pronto, a edição demorou cerca de 12h a tratar da parte musical e 6h a edição de vídeo”, explica.

Publicado a 28 de abril, o feedback recebido foi “muito bom”: “No dia 28 fizemos a antestreia para os participantes do vídeo e só depois às 12h é que publicamos. Em menos de 24h conseguimos mais de 9 mil visualizações”, conta Ana que, em conjunto com os restantes coordenadores, Cristiana Silva, Luís Pedro Santos e Sandra Oliveira, fazem o balanço geral do projeto como “bastante desafiador para os envolvidos, mas que, com empenho e dedicação, no final tornou-se muito recompensador”.