A Câmara de Vila do Conde vai festejar o S. João de forma mais simples e quase sempre através do digital, revelou Elisa Ferraz, presidente de Câmara, que esclareceu que apesar da pandemia da Covid-19, algumas ruas da cidade terão iluminação para marcar a festa.
Com o apelo “Em casa fazemos a festa”, a página da autarquia no Facebook será o local de encontro, onde será recordado a tradição são-joanina com a atuação dos Ranchos do Monte e da Praça. Este ano não haverá a “ida à praia para evitar ajuntamentos” e haverá a colocação de enfeites em algumas casas ou nas varandas dos edifícios municipais.
No dia 15 será içada a bandeira na Igreja Matriz, data em que arrancará as festas também via digital.
Na rua, e aproveitando as dezenas de mupis, a Câmara de Vila do Conde vai colocar cartazes de S. João de outros anos, recordando que o S. João na cidade começou a “ser festejado a partir de 1933”.
A autarquia promete para a noitada de S. João o lançamento de um fogo de artificio, ainda que mais curto “cerca de 3 a 4 minutos”, mas não indica a hora, para “evitar a concentração de pessoas”.
Elisa Ferraz tem a expetativa que o S. João volte a ser festejado na rua com normalidade em 2021, reforça o apelo que este ano “todos os vilacondenses festejem em casa”.