“Transparência e rigor” garante DGS nos relatórios diários sobre os números da covid

0
888

A DGS afirmou este sábado que os dados que divulgados diariamente “são pautados pelo rigor e transparência”, numa resposta às notícias que indicam que o número de pessoas infetadas pela covid-19 não tem a totalidade dos casos.

Desta forma, e em comunicado, a Direção-Geral da Saúde contraria as denúncias e explica que a vigilância da doença é feita através do sistema nacional de vigilância epidemiológica (SINAVE), que é utilizado para contabilizar os casos de covid-19.

A DGS refere que os dados depende da “notificação atempada pelos médicos e laboratórios que identificam os casos em todo o território nacional”, e garante que as notificações recebidas “são analisadas diariamente para garantir a validade dos dados”.

“Todos os dias existe um processamento dos dados no sentido de agregar os dados clínicos e laboratoriais à mesma pessoa, confirmar o estado de doente covid-19 e identificar duplicados. Posteriormente estes dados são ainda sujeitos a um controlo de qualidade antes da publicação do relatório de situação epidemiológica”, indica a DGS.

A explicação da DGS surge após este sábado o jornal Expresso ter divulgado que “vários profissionais no terreno e antigos responsáveis do setor da saúde põem em causa a veracidade da dimensão da infeção”.