Morreu aos 102 anos o pescador mais velho das Caxinas

0
3029

Fernando Matias Marques morreu este domingo aos 102 anos. Era o pescador mais velho de Caxinas, Vila do Conde. Conhecido por Fernando da Rebina, era o último dos bacalhoeiros vivos nas Caxinas. O funeral está marcado para terça-feira, às 15h no cemitério das Caxinas.

Quando Fernando Marques quando fez 100 anos, a Junta de Freguesia de Vila do Conde e a Associação Cultural Bind’Ó Peixe colocaram em frente da sua residência um mupi com os parabéns, como forma de assinalar o centenário.

Através da página no Facebook, a Associação Bind’Ó Peixe descreve o momento de partida deste homem que dedicou grande parte da sua vida à pesca do bacalhau.

“Evitamos a vaga traiçoeira da morte até ao limite, quando gostamos de viver. Remamos mais leve, quando temos amigos e a vida, mais do que um fardo, é um fio de água que gostamos de ver correr. Mas o dia chega sempre, e para o nosso amigo Fernando da Rebina, o Fernando Matias Marques, ele chegou este domingo. A 5 de julho perdi um amigo, a voz que ainda me trazia histórias de gente que nunca conheci, como o meu bisavô Abel, e um amigo dilecto dos meus avós paternos. Caxinas perde um monumento, que andava pelas ruas, mesmo depois dos cem anos, relembrando que seremos sempre praia de pescadores, lugar de antigos Bacalhoeiros. Viveu muito o tio Fernando, e só posso agradecer-lhe tudo o que nos deu, e continuará a dar. Agora que, aos 102 anos, arriou o bote para a sua última viagem, resta-nos acenar em adeus, e esperar que faça boa pescaria, na companhia de outros caxineiros que já não estão entre nós. O funeral é na terça-feira, às 15, com as limitações que todos conhecemos. Mas por detrás das máscaras, ele, com a sua memória prodigiosa, saberá, em espírito, reconhecer quem lhe quis bem”.