Albergue de Santa Clara recebe selo de segurança sanitária

0
801

A Câmara de Vila do Conde refere em comunicado que, tendo em conta a pandemia e o facto de os albergues poderem ser “locais vulneráveis” à transmissão do vírus, visto receberem diariamente um número significativo de peregrinos de várias nacionalidades, muitos dos quais procedentes de países com elevadas taxas de incidência de covid, foi em março determinado o encerramento temporário do Albergue de Santa Clara.

Desde então, o Albergue de Santa Clara foi integrado no sistema de apoio ao combate da pandemia, em Vila do Conde, embora continue a prestar informações aos peregrinos que o procuram, sem permitir a entrada nas suas instalações.

Paralelemente o espaço tem sofrido pequenas obras de adaptação que permitam preparar o espaço para funcionar em melhores condições neste contexto. Os seus funcionários também frequentaram formação específica para operar no contexto atual. Este esforço foi agora reconhecido com o selo Clean&Safe, desenvolvido pelo Turismo de Portugal e pela Agência de Modernização Administrativa, para os alojamentos que cumprem com as recomendações da Direção-Geral da Saúde de forma a evitar a contaminação dos espaços com o COVID-19.

A Câmara Municipal reconhece que a decisão de encerrar temporariamente o albergue está a causar transtorno aos peregrinos, mas a decisão tem por base o interesse e a salvaguarda da saúde e bem-estar comum.