As eleições primárias no PS/Vila do Conde para escolher o candidato do partido à Câmara Municipal estão agendadas para 15 de novembro, e de acordo com os responsáveis socialistas “podem fazer história no país”.
A iniciativa, promovida pela Comissão Política Concelhia vila-condense, será a primeira em que o PS abre a escolha do seu candidato a uma autarquia aos militantes e simpatizantes, num processo semelhante ao que levou António Costa a ser eleito com Secretário-Geral do partido, em 2014.
“Esta é uma iniciativa que vai fazer história da democracia em Portugal. É a primeira vez que um partido do arco da governação promove num município eleições primárias para designar o seu candidato à Câmara Municipal”, explicou Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS, entidade que vai organizar o sufrágio.
O responsável garante que “todos no PS olham com grande expectativa para o resultado e participação destas eleições primárias em Vila do Conde”, apontando que, em caso de uma resposta positiva dos cidadãos, o processo poderá ser replicado em outros municípios.
Vitor Costa candidato
Neste momento, há já um candidato confirmado, o atual presidente da Concelhia do PS/Vila do Conde, Vítor Costa, que quando se propôs assumir o cargo apresentou como condição que o candidato do partido para as eleições autárquicas de 2021 fosse escolhido através deste método.
“Queremos que o PS seja um partido aberto a todos os vila-condenses e que na Câmara Municipal todos possam ter uma voz ativa. Este será um projeto participativo e transparente, que surge como uma resposta às dificuldades que os partidos vão sentindo com a falta de participação dos cidadãos na política”, disse Vítor Costa.
O dirigente afirmou que “seja um processo participado, e um convite aos militantes e simpatizantes para apresentaram as suas ideias para o partido e para Vila do Conde. É do confronto político e democrático que a nossa democracia e o concelho ficará mais rico”
Apesar de ser também candidato, o líder do PS/Vila do Conde garantiu que, seja qual for o resultado destas eleições primárias, a concelhia do partido, e o seu presidente, dará ao vencedor e, consequente candidato à autarquia “todo o apoio entusiástico e envolvimento no trabalho”.
Foto PS/Vila do Conde