Na Semana Europeia do Desporto, que se comemora de 23 a 30 de setembro, cujo lema remete para a necessidade de reinventar o desporto e manter-se ativo (BEACTIVE), é com agrado e contentamento que mais uma vez o desporto federado poveiro se destaca a nível nacional no domínio coletivo e individual.
Assim, parabenizo os atletas séniores do voleibol do Clube Desportivo da Póvoa e os séniores do Póvoa Andebol Clube que conquistaram a subida à primeira divisão do campeonato nacional. Ainda destaco os atletas do hóquei em patins, que conseguiram o acesso à segunda divisão, e os dignos vencidos do basquetebol que continuarão a disputar a segunda divisão do seu campeonato, ambos do Clube Desportivo da Póvoa.
No desporto individual o destaque vai para o ciclista Lucas Lopes, aguçadourense a representar o C.D.C. Navais, que se sagrou vice campeão nacional de juniores e para todos os atletas poveiros que representaram os vários clubes da terra, nomeadamente o C.D.C. Navais, o Clube Desportivo da Póvoa e o Atlético da Póvoa de Varzim, que nos campeonatos nacionais de atletismo de veteranos, na totalidade, nas diferentes modalidades e em ambos os géneros, arrecadaram 3 títulos de campeão nacional, 6 de vice campeão e 5 de terceiro classificado.
Para quem ama e acompanha o Desporto e o Concelho da Póvoa de Varzim, este é um grande momento desportivo, talvez o melhor, onde as mais apetecidas modalidades desportivas praticadas pelos poveiros se encontram nas melhores divisões nacionais.
Já no desporto amador e no que respeita às competições concelhias, manter-se-ão suspensas todos os encontros e eventos relativos ao Campeonato do Interfreguesias de. Uma decisão tomada por parte das associações envolvidas no projeto, que consideraram mais correto suspender a atividade nos escalões envolvidos, sendo que por parte do município haveria luz verde para a prática desportiva somente por parte dos atletas dos escalões séniores e feminino.
No que respeita aos destaques no desporto a nível nacional, relevância para o regresso da Liga Nós e da Ledman LigaPro, com as devidas restrições e mantendo-se a ausência de adeptos nas bancadas ainda que com a possibilidade de ocupação de 50% das tribunas presidenciais. Uma possibilidade que já causou polémica e vai continuar a gerar discussão uma vez que a norma da DGS não é explicita e já foi contestada por parte de alguns clubes. Também o ciclismo está em destaque esta semana pois a Volta a Portugal em bicicleta já está na estrada após a federação pootuguesa da modalidade ter considerado o evento essencial para o futuro do ciclismo profissional no nosso país, sendo esta uma edição especial com 8 etapas que terminará com o contra relógio em Lisboa, no dia 5 de outubro.
Assim, espero que as conquistas poveiras e o regresso de competições e eventos naiconais, sejam fonte de esperança e motivação para regressarmos todos às nossas rotinas diárias desportivas, praticando exercício e mantendo-nos ativos.
Henrique Ferreira