Médico e consultor da Liga lamenta “oportunidade única” perdida dos adeptos do Rio Ave verem o Milan ao vivo

0
1307

“Se eu morasse em Vila do Conde, ficaria extremamente triste por não poder ir ver o Milan. Uma oportunidade provavelmente única para os adeptos do Rio Ave e de Portugal e não podermos beneficiar ao vivo é extremamente penalizador”.

As palavras são de Filipe Froes, médico pneumologista, consultor da Direção-Geral de Saúde e, também, da Liga de Clubes. Numa conferência em Coimbra, esta quinta-feira, pediu que fosse dado pelo menos o “benefício da dúvida” ao regresso do público aos estádios. Isso seria exequível através do conceito que chamou de “bolha limpa” para cumprir as medidas de segurança sanitária.

“O que solicitamos é o benefício da dúvida porque passámos no teste inicial na prova de conceito da retoma do futebol, para ser possível criar condições para que haja assistência nos estádios”.

O Rio Ave – AC Milan tem lugar esta quinta-feira às 20h no estádio dos Arcos. O vencedor segue para a fase de grupos da Liga Europa.

Liga quer 30% da lotação dos estádios

Sónia Carneiro, diretora-executiva da Liga Portugal, traçou, na mesma conferência, o plano para o regresso dos adeptos aos estádios. O primeiro objetivo é receber 10% da lotação dos estádios, um valor que pretende ser alargado até 30% da lotação máxima.

“A ocupação de 10% do estádio era a nossa primeira proposta. Já este fim de semana serão mil pessoas no Santa Clara-Gil Vicente. Uma segunda fase, com 2.500 pessoas sem ocupar mais de 20% do estádio. E uma terceira fase, ainda no âmbito dos jogos teste, com 5 mil pessoas sem ultrapassar uma ocupação de 30% dos estádios”, explicou.