Pandemia exige “grande esforço” por parte dos profissionais do Centro Hospitalar

0
1764

O Centro Hospitalar, em conjunto com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), está nesta fase a estudar a forma mais eficaz de dar resposta à subida do número de infetados com o novo coronavírus. Tanto poderá acrescentar mais camas para receber estes doentes como passar a encaminhá-los para as unidades da região e dedicar-se a outras patologias.

“O resultado desta análise conjunta poderá passar pela circunstância de o nosso Centro Hospitalar ficar a dar o apoio a doentes com outras patologias, mas esta é uma opção que ainda está a ser ponderada. Este processo é dinâmico e até podemos vir a aumentar o número de camas para internar doentes Covid-19. Irá depender da evolução da pandemia, bem como da disponibilidade da capacidade instalada nas outras instituições de saúde”, explicou ao MAIS/Semanário o presidente do conselho de administração.

José Gaspar Pais reconhece que a atual situação pandémica “não é fácil” e exige um “grande esforço” de todos, no sentido de garantir a segurança dos doentes e dos profissionais, especialmente agora que vem aí a chamada época da gripe.

O Centro Hospitalar tem nesta fase sete camas de internamento disponíveis.