Novo paciente com legionela dá entrada no Centro Hospitalar

0
720

Durante o fim de semana, uma pessoa com legionela deu entrada no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, onde estão agora internados dois pacientes. No total daquela unidade, já foram assistidas 29 pessoas e registaram-se duas mortes devido a complicações associadas à doença.

Também hoje, outro caso foi diagnosticado no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

Desde o início do surto, a 29 de outubro, 87 pessoas dos concelhos de Póvoa de Varzim , Vila do Conde e Matosinhos contraíram doença dos legionários, sendo que 14 continuam internadas, e nove morreram.

Por indicação das Autoridades de Saúde, uma das torres de refrigeração da fábrica de laticínios Longa Vida, em Matosinhos, encontra-se desligada, depois de nas análises efetuadas na infraestrutura ter sido detetada a presença de ‘legionella’.

Apesar disso, a empresa diz que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto que atingiu a região do Grande Porto, e garantiu que a deteção desta bactéria “não impacta a qualidade e a segurança dos produtos”.