Rates e Beiriz têm 70 camas disponíveis para receber doentes Covid

0
949

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim está a chegar ao limite da capacidade de internamento de doentes Covid-19, mas a autarquia assegura que, se necessário, existem sete dezenas de camas disponíveis.

Comentando a crescente falta de camas no Centro Hospitalar para tratar doentes Covid, Aires Pereira, presidente de Câmara da Póvoa, disse, no final da reunião do executivo de terça-feira, que o problema tem sobretudo a ver com o espaço reduzido daquela unidade.

“A administração do hospital tem gerido da melhor forma possível, mas a situação da Covid tem tendência a complicar-se devido ao aumento do número de internados, não só nesta região mas em todo o país”, frisou o presidente da autarquia aos jornalistas.

“É preciso que levemos muito a sério a necessidade de moderarmos os nossos comportamentos para evitar o crescimento exponencial de infetados, porque acabam por sobrecarregar o Serviço Nacional de Saúde. O SNS tem limites e estamos a começar a atingi-los. A Póvoa tem tido capacidade, por força das ajudas do município, mas tudo tem limites”.

De qualquer forma, o edil lembrou que “mantemos a capacidade intacta em termos de camas de reserva, nomeadamente na Casa Escola Agrícola Campo Verde (50 camas) e em Beiriz no antigo centro de dia (20 camas)”.

Sobre este tema, Miguel Fernandes, vereador do PS, constatou que a falta de camas no Centro Hospitalar “é uma má notícia” mas o que poderá vir a acontecer “é a suspensão de outras atividades para se poder alocar mais camas. Terá de haver adaptação mas é um período em que os poveiros devem acatar as recomendações”, vincou.