Covid-19: “Próximos da normalidade” no verão de 2021

0
1035

A “normalidade” na vida das pessoas após a pandemia poderá começar a ser vislumbrada em Portugal a partir do verão de 2021. A opinião é de Manuel do Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e um dos peritos ouvidos pelo Governo no combate à pandemia.

Na reunião no Infarmed, na quinta-feira, mostrou-se “otimista em relação ao fim do ano” e sobre “o que se vai passar até ao fim do primeiro trimestre”, disse. “Tenho esperança de que, quando chegarmos ao Verão, já estejamos próximos de retomar a normalidade”.

Vacina vai desenvolver anticorpos de “elevada potência
João Gonçalves, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, explicou por seu lado que “a vacina não vai criar imunidade igual para todas as pessoas”.

A vacina vai conseguir desenvolver anticorpos de “elevada potência” mas não é possível saber quando será criada a imunidade de grupo.

Esta imunidade ao vírus irá variar conforme a idade, uma vez que o sistema imunitário dos mais idosos é menos eficaz. “É importantíssimo continuar a proteger os grupos de risco”, acrescentou.