Com 118 votos num total de 227, o projeto de reabilitação do auditório da escola básica Dr. Flávio Gonçalves venceu o Orçamento Participativo Jovem 2020 (OPJ) da Câmara da Póvoa de Varzim. O resultado das votações, feitas via SMS, foi conhecido na manhã do passado sábado, na Casa da Juventude.
Este projeto, que recolheu 52% das preferências, superou os outros dois finalistas: o ‘Festival de Dança da Póvoa de Varzim’ somou 55 votos, e a ‘Estela sobre Rodas’ teve 54. Num modelo adaptado à pandemia, votaram nesta quarta edição do OPJ um recorde de 237 jovens poveiros.
A reabilitação do auditório foi pensada por quatro alunos que o ano passado frequentaram o 9º ano. São eles Ana Rebelo, Ana Silva, Ana Sarmento e Pedro Sousa. De acordo com os próprios, o trabalho final irá “modernizar o espaço e torná-lo mais seguro e confortável. Pretende-se contribuir para um maior número de atividades culturais, proporcionando no auditório aulas mais dinâmicas e diversificadas”.
Em termos concretos, as melhorias contemplam: colocar pranchetas, renovar as cadeiras, substituir a iluminação tornando-a mais ecológica, pintar paredes e teto, reparar painéis de madeira, reparar o pavimento de madeira, substituir a porta de emergência, substituir os estores, melhorar o sistema de som e adquirir um projetor, um computador e uma tela elétrica, bem como adquirir uma mesa de conferências, seis cadeiras e dois sofás.
“Com um sentimento de orgulho e satisfação por este objetivo alcançado, a Escola Dr. Flávio Gonçalves congratula-se por vencer o projeto. A renovação do auditório será um espaço vital para o acolhimento de atividades e dinâmicas que transformam a escola em mais saber”, reagiu a instituição de ensino em comunicado, lembrando que todo o processo de candidatura e divulgação contou com o apoio, desde o início, de várias professoras.
“Todos os contributos foram meritórios e o sonho ganhou consistência, já que se vai revitalizar um espaço que necessitava de uma intervenção para ser acolhedor, seguro e potenciador de novas e diversificadas aprendizagens”, é referido.
O OPJ é uma iniciativa do pelouro de Juventude, dinamizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, dirigida a poveiros dos 14 aos 30 anos.