Marta Temido revelou esta quinta-feira que a vacinação para a Covid-19 em Portugal vai começar entre 27 e 29 de dezembro.
Segundo a ministra da Saúde, Portugal vai receber 9750 doses da vacina da Pfizer já este mês. Depois, em janeiro, chegam cerca de 300 mil doses, com a ministra a estimar que desse mês estejam administradas 312. 975 vacinas.
Após reunião com responsáveis do planeamento da vacinação, Marta Temido disse que a Agência Europeia do Medicamento poderá emitir a 23 de dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina poderão chegar a Portugal no dia 26. “No mês de Janeiro chegarão, a partir de dia 4, as demais doses, cerca de 300 mil vacinas”, referiu.
“Estamos a ultimar o processo de seleção do grupo que vai ser vacinado com este primeiro lote, nestes primeiros dias de vacinação. Esse grupo respeitará aquelas que são as prioridades clínicas que foram definidas tecnicamente e face à dimensão deste lote será focado na componente profissionais de saúde, na medida em que são os que nos podem ajudar, na primeira linha, a proteger os restantes”, afirmou a governante.
“A mensagem é a seguinte: vamos começar por cuidar primeiro quem cuidou de nós, sendo que, uma semana depois, o plano será alargado a toda a população identificada como prioritária, designadamente os residentes em lares”, adiantou a ministra da Saúde.