Em 08h41 desta terça-feira, quando Isabel Valério, especialista de medicina interna do Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, recebeu a vacina da Pfizer contra a covid-19. A médica foi primeira pessoa da unidade de saúde, entre 205 que vão receber a vacina da “esperança”. A primeira vacina foi administrada pela enfermeira Rosário Castro.
O momento histórico foi registado com uma salva de palmas de Gaspar Pais, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e da enfermeira diretora Isabel Rocha, acompanhado por mais elementos da estrutura da unidade de saúde.
Em dois dias, o Hospital da Póvoa preparou toda a logística da nova fase de combate à pandemia, que agora passa pela fase da vacinação. Os primeiros a receberem a vacina são os médicos, enfermeiros e auxiliares que estão na linha da frente e expostos à doença.
As vacinas chegaram na noite de segunda-feira à Póvoa de Varzim, perante um aparato policial que obrigou ao corte de trânsito junto da unidade de saúde.
Daqui a três semanas, as 205 pessoas vão receber a segunda dose.
Foto José Alberto Nogueira