Morreu sócio nº 1 do Rio Ave e apaixonado pelo seu clube

0
830

Com 96 anos de idade, faleceu esta segunda-feira João Pontes, sócio número 1 do Rio Ave Futebol Clube. João Pontes foi um dos primeiros a tornar-se associado do clube vila-condense, quando apenas tinha 15 anos, ficando na altura com o número 260. O funeral realiza-se terça-feira.

O Rio Ave FC na nota publicada sobre João Pontes, refere que a vida de João Pontes se entrelaça “com a do Rio Ave FC, de tal forma que a paixão pelo Clube chegou a dar as mãos à sua vida conjugal. No dia do seu casamento, um domingo chuvoso, em 1946, João Pontes e a esposa quase nem tiveram tempo de celebrar o enlace. É que o Rio Ave FC jogava no Campo da Avenida após o almoço e tratava-se de um dérbi. Por altura dos 80 anos do Rio Ave FC, numa entrevista que nos concedeu (revista do Rio Ave), João Pontes afirmou mesmo, sorridente: “A minha lua-de-mel foi a ver um Rio Ave FC vs Varzim”.

O clube vila-condense sublinha que o associado era detentor “de um verdadeiro espólio de recordações, de fotografias a recortes de jornais, de galhardetes a camisolas”, com particular para o retrato do almoço de celebração do primeiro título nacional do Clube, o de Campeão Nacional da 3ª Divisão, em 76/77.

Para António da Silva Campos, presidente do Rio Ave FC, “João Pontes era uma verdadeira lenda viva das memórias do Rio Ave FC e de Vila do Conde. A sua história de vida, sempre tão próxima do que foi e é o Rio Ave FC, comove-nos a todos de forma muito intensa. João Pontes era um exemplo do verdadeiro rioavista, que entrega a sua alma e coração ao Clube, que contagia familiares e amigos com a intensidade com que vive e exalta os momentos que marcam a existência do Rio Ave FC. Esta é uma perda irreparável para a nossa família verde e branca e jamais esqueceremos a memória e o legado que nos deixa João Pontes, um eterno rioavista”.

O funeral de João Pontes realiza-se esta terça-feira, pelas 15 horas, da Capela de N.Sr. d’Agonia para a Igreja Matriz de Vila do Conde.