Nascimentos no Hospital da Póvoa em 2020 aumentam apesar da pandemia

0
1088

Apesar do ano de 2020 ter sido um ano atípico e que desde meados de março a sociedade passou a conviver com a pandemia da covid-19, o número de nascimentos no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde registou durante os últimos 12 meses o nascimento de 1335 crianças, mais 69 bebés que em 2019, confirmando a subida de recém-nascidos registados em anos anteriores.

Esta é uma situação que o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde tem vindo a assinalar nos últimos anos, com a superação de recordes em número de partos, desafiando os limites estruturais e de pessoal da instituição

A inversão dos números de nascimentos aconteceu a partir de 2015, quando na unidade poveira, da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nasceram ‘apenas’ 737 crianças. Gaspar Pais, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, disse em outubro de 2019, que para inverter a situação e chegar a estes resultados no aumento da natalidade na unidade de saúde “tivemos de envolver todos os profissionais numa luta para fazer mais e melhor, procurando a inovação e conhecimento, mas, sobretudo, oferecendo uma experiência de parto humanizada, com todas as técnicas disponíveis e tendo na segurança a palavra chave”.

O responsável aponta que os objetivos traçados, que estão constantemente “a ser registados, avaliados e implementados”, têm levado a uma curva ascendente na procura das parturientes pela unidade, facto que já extravasa as fronteiras dos dois concelhos.

“O serviço já atingiu uma maturidade que dá confiança a quem nos procura e que o divulga. Cerca de um terço das parturientes não são da área de influência do hospital, vêm de todo o país e, inclusive, das ilhas”, vincou Gaspar Pais.

Notícia na edição digital desta semana