“Os Lanutenses estão preparados para participar na maior campanha de vacinação mundial”

0
568

A pandemia da covid-19 também afetou a freguesia de Laúndos. Em 2020, os eventos que atraíram nos anos anteriores à localidade
emigrantes e milhares de turistas ficaram suspensos e podem ainda não regressar este ano. Perante esta “tristeza”, como refere António Pontes, presidente de Junta, ficou “condicionado o ritmo e espírito da nossa comunidade, mas estou convicto que é uma questão de
tempo e que, assim que possível, retomaremos todas estas atividades”. No entanto, o autarca destaca o esforço contínuo da comunidade
para cumprir todas as medidas.

Como tem reagido a população de Laúndos à adversidade da pandemia, e que apoios tem garantido a junta de freguesia à população?

Esta pandemia tem sido desafiadora a vários níveis, quer a nível económico, quer a nível social, fazendo-se sentir em todos os Lanutenses, mas com maior intensidade nas pessoas mais idosas e isoladas. Nesse
sentido, a Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal, esteve na linha da frente no que respeita à desinfeção diária das ruas e equipamentos, ao apoio social através do projeto “Laúndos Solidário” e do
“Fundo Local de Emergência Social”, onde os nossos idosos foram acompanhados diariamente, através do apoio nas compras de bens essenciais, produtos farmacêuticos e acompanhamento telefónico diário para aqueles que se encontravam mais isolados. Como habitual, neste Natal foram também distribuídos cabazes às famílias mais carenciadas, fruto da ajuda da nossa comunidade e dos empresários sediados em Laúndos.

A população de Laúndos tem sido rigorosa no cumprimento das medidas no combate à pandemia?

Tem-se verificado um esforço contínuo da nossa comunidade para cumprir todas as medidas impostas para ultrapassarmos esta pandemia. Nos espaços públicos da freguesia, nomeadamente no cemitério e arruamentos, verifica-se o uso da máscara, bem como o distanciamento social. O recolher obrigatório também está a ser cumprido e todos os que testaram positivo foram cumpridores do isolamento social.

As festas e os convívios associativos deixaram de se realizar, com particular enfase naquelas com grande impacto, nomeadamente o Laúndos em Movimento. Como sentiram os habitantes de Laúndos estas situações?

Sendo a nossa freguesia bastante dinâmica, com diversas atividades nos meses de maior calor, como a realização das noites “Ar de rock” e do “Laúndos em Movimento”, foi sentida uma enorme tristeza, não só pela nossa comunidade como por aqueles que habitualmente nos visitavam. Da parte dos nossos jovens e crianças podemos também sentir o desânimo naqueles que viram as suas atividades desportivas e associativas canceladas e sem data prevista de recomeçar. O facto de os nossos emigrantes não terem tido a possibilidade de regressar à terra para visitar família e amigos, também aumentou este sentimento de tristeza que, infelizmente, se tornou transversal a todo o concelho. No que toca aos eventos organizados pela Junta de Freguesia, é com muita pena minha que em 2020 não se organizou o passeio anual, bem como o almoço de Natal que todos os anos é organizado com muito carinho para a comunidade sénior de Laúndos, sendo para eles um dos momentos mais importantes a nível social.

As festas religiosas também não se realizaram. O facto de não haverem festas, condicionou o ritmo da freguesia? Foram momentos tristes na localidade?

Já se havia tornado habitual receber milhares de pessoas na Peregrinação a Nossa Senhora da Saúde, um momento muito especial para a nossa freguesia em que a comunidade se juntava em voluntariado, muitas vezes tornando-se um encontro único entre gerações, para receber milhares de pessoas. Este ano fomos impedidos de a realizar, assim como, as romarias e festividades habituais da freguesia, tendo de facto condicionado o ritmo e espírito da nossa comunidade. Mas estou convicto que é uma questão de tempo e que, assim que possível, retomaremos todas estas atividades.

Com a pandemia foi possível que a junta conseguisse realizar obras e cumprir o Plano e Orçamento?

A pandemia obrigou a reajustarmos a nossa atividade, mas não impediu que cumpríssemos as principais funções da Junta de Freguesia. Neste tempo, a Junta de Freguesia procurou realizar todas as obras que já se encontravam em curso, melhorou arruamentos e fez a manutenção de todos os espaços públicos e jardins. Ao nível dos serviços administrativos, destaco a crescente procura do Espaço de Cidadão de Laúndos em funcionamento na sede da Junta, que evita a deslocação dos munícipes à cidade para resolver os seus assuntos. Foi uma mais-valia muito significativa para Laúndos, pois até é procurado por cidadãos fora do concelho.

A população de Laundos está esperançada na vacina e está preparada para ser vacinada?

Apesar de nos esperar um longo caminho pela frente, a vacina traz-nos a esperança de voltar à normalidade das nossas rotinas. Sendo este um problema mundial e que afeta de forma tão direta a nossa vida, creio ser essencial todos fazermos a nossa parte e por isso acredito que os lanutenses estarão preparados e quererem participar na maior campanha de vacinação mundial.

Que obras gostaria que fossem realizadas este ano em Laúndos?

Para o ano de 2021 a Junta pretende finalizar dois grandes investimentos na freguesia: a Casa Mortuária e a ampliação do cemitério. Porém, continuaremos a zelar pela manutenção de todos os espaços públicos e dos arruamentos, prevendo-se o alargamento da Rua 14 de Junho.

Algum sonho que gostaria de ver concretizado na freguesia?

Obviamente que a obra mais importante é aquela que ainda está por fazer, e para Laúndos gostaria muito de continuar a concretizar outros sonhos, tais como a ampliação e arranjos exteriores para o parque de estacionamento do Complexo Desportivo de Laúndos, a ampliação da rede saneamento, a construção de um parque de lazer para a freguesia e o arranjo do espaço público do Monte de São Félix.