O Rotary Club de Vila do Conde decidiu incrementar três iniciativas de apoio à comunidade: empréstimo de camas articuladas e cadeiras de rodas, Mealheiro de Identidade e o Kit de Higiene.
O empréstimo das camas articuladas e das cadeiras de rodas insere-se no projeto do Club de grande dimensão a nível local, que atualmente providencia à comunidade nas camas articuladas, 60 cadeiras de rodas e cerca de 50 acessórios (canadianas e andarilhos) através do programa de empréstimo.
Já o Mealheiro de Identidade traduz-se numa reserva em numerário para custear as despesas inerentes à emissão ou renovação de cartão de cidadão de pessoas sem abrigo e que, sem meios, aparecem em Vila do Conde e dele necessitam com urgência para normalizar a sua vida.
No que se refere ao Kit de Higiene tem como propósito oferecer um conjunto de produtos de higiene e asseio àqueles que, sem quaisquer meios e após serem recolhidos na Casa Rosas da Misericórdia ou em idênticas situações, querem ou têm que regressar à sua vida autónoma e não dispõem desses produtos até promover uma mais rápida e eficaz inclusão social e profissional.
Para cumprir estas iniciativas, o Rotary Club de Vila do Conde celebrou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia local, “visando ter sempre disponíveis meios, no âmbito daqueles programas, para situações que forem detetadas pela instituição e seja necessário acorrer de imediato”, comunica o clube. “Não obstante o protocolo celebrado trata-se de um programa aberto à comunidade bastando para o efeito contactar com o Rotary Club. Os meios disponíveis para estes programas têm sido recolhidos junto dos companheiros do Club, de amigos e no que se refere ao Banco de Cadeiras de Rodas mereceu também recente apoio da Fundação Rotaria Portuguesa”.