Desconfinamento começa a 15 de março com reabertura de cabeleireiros, barbeiros, creches, jardim de infância e primeiro ciclo

0
1233

A partir de 15 de março, segunda-feira, inicia-se o desconfinamento que irá prolongar-se até 3 de maio, confirmou na noite desta quinta-feira o primeiro-ministro António Costa. No entanto, assegurou que tudo tem que ser feito com “segurança, e de forma cautelosa e prudente”.

Assim, no dia 15 reabrem os cabeleireiros e barbeiros, como também a venda ao postigo. Neste dia será o regresso das crianças às creches e aos jardins de infância, como também vão recomeçar as aulas do primeiro ciclo.

A 5 de abril reabrem as escolas para o 2.º e 3.º ciclos (e ATLs para as mesmas idades) vão voltar ao regime presencial e os equipamentos sociais na área da deficiência; museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares; lojas até 200 m2 com porta para a rua vão abrir. 

António Costa anunciou que a 19 de abril os centros comerciais, os restaurantes e cafés vão abrir mas com limitações, isto é, ter o máximo de quatro pessoas por mesa. As esplanadas de cafés e restaurantes também vão reabrir.

Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação, assim como festas de casamentos e batizados com 50% de lotação são permitidas a partir de 3 de maio. 

Páscoa com restrições e proibição de circulação entre concelhos

O primeiro-ministro Manter disse ao país que continua o “dever geral de confinamento até à Pascoa, mantendo a proibição entre concelhos nos próximos fins de semana e também na altura da Páscoa”.

António Costa explicou que será avaliada a cada 15 dias o processo de desconfinamento, numa “reabertura a conta gotas”.