Deputado municipal do PS pede esclarecimentos sobre o que está ser feito para defender camisola poveira

0
1103

O deputado municipal eleito pelo PS/Póvoa de Varzim, Edgar Torrão, exige saber o que a Câmara já fez ou irá fazer para proteger o “património cultural” que é a camisola poveira. Isto, a propósito das notícias de que uma estilista americana está a vender a camisola sem mencionar a origem e por um custo dez vezes superior ao normal.

Num comunicado dirigido ao presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, pode ler-se: “Solicito que remeta à Câmara Municipal da Póvoa um pedido de informação urgente sobre que iniciativas legais e públicas foram ou vão ser encetadas para defender este património imaterial que é a camisola poveira”.

Edgar Torrão denuncia a “apropriação indevida” da camisola poveira para fins comerciais, com a “grosseira identificação” de que a mesma tinha inspiração sul americana.

Lembra que a defesa do património imaterial cultural está prevista pela UNESCO e que a camisola poveira é uma peça de vestuário que recorre a técnicas artesanais tradicionais, estando “intimamente ligada à nossa comunicade piscatória” deste tempos imemoriais.