PAN de Vila do Conde defende construção de canil e esterilização em larga escala de animais de companhia

0
828

Abandono, ferimentos e fuga para a via pública são problemas associados aos animais de companhia que o PAN de Vila do Conde quer ver resolvidos. Para tal, propõe a construção de um canil, um tema já muito abordado mas que nunca saiu do papel.

“Vila do Conde nunca dispôs de um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), vulgo canil, não obstante esse equipamento estar previsto por lei já desde a década de 80”, lembra o partido em comunicado esta terça-feira. “O histórico do município comprova que este é considerado um tema menor, não se dedicando consequentemente a preocupação e o empenho necessários para a resolução dos diversos problemas que se vêm protelando há décadas. Vila do Conde é o concelho que detém maior área no distrito do Porto e onde o abandono de animais configura um problema grave, recorrente e prolongado no tempo”.

Assim sendo, o PAN questiona a autarquia: “Irá o município investir na construção de um verdadeiro CROAC que substitua o atual espaço – que não possui licenciamento, nem as valências previstas e obrigatórias por lei – onde funcionam os Serviços Veterinários Municipais de Vila doConde?”.

Outras das propostas passam por um “programa em larga escala de apoio à esterilização de animais de companhia”, bem como “criar um parque devidamente identificado e vedado onde possam ser colocados os animais de matilhas”.